Quarta, 19 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Afonso Bezerra - RN

Cidades Líder Mundial

fazenda em Mossoró (RN) colhe 1 milhão de melões por dia

Atualmente, a propriedade é líder mundial na produção de melões

10/12/2021 às 11h08
Por: Hermerson Barbosa
Compartilhe:
Imagem da internet
Imagem da internet

Em Mossoró, interior do Rio Grande do Norte, a Agrícola Formosa produz cerca de 1 milhão de melões por dia. A empresa foi fundada em 1995, por Luís Roberto Barcelos.

Atualmente, a propriedade é líder mundial na produção de melões. Sozinha, ela consegue abastecer parte do mercado Europeu. A cada safra, a fazenda exemplo para o agronegócio gera 200 mil toneladas de frutas. Com 30 mil hectares, seu faturamento em 2019 atingiu R$ 500 milhões.

Produzindo um milhão de melões

Para chegar a essas cifras, além da vasta extensão, o lugar conta com irrigação por gotejamento que distribui com precisão a quantidade de água necessária para otimizar a produção, assim como abelhas para potencializar a polinização.

O sistema envolve 50 milhões de metros de mangueiras, que captam a água de 28 poços artesianos para vencer a seca e, assim, aproveitar o calor abundante do sol no semiárido nordestino. O resultado são as condições perfeitas para cultivar frutas como os melões.

 

 

A operação envolve ainda a mecanização da colheita, a seleção das frutas, bem como seu acondicionamento e envio para a exportação — destino da maior parte da colheita. Desse modo, a Agrícola Formosa emprega em torno de 8 mil trabalhadores diretos e 2 mil terceirizados.

Até chegar em Mossoró

Barcelos, entretanto, não nasceu na região. Sua origem é de Ribeirão Preto (SP). Quando jovem, contudo, ele decidiu ir para São Paulo estudar direito. A fazenda fundada por seus antepassados há cerca de um século no interior paulista havia sido muito dividia com o passar das gerações. A princípio, isso o afastou da ideia de ganhar a vida no campo.

Por fim, ele se empregou como advogado em uma empresa de comércio exterior de produtos agrícolas. Ao saber de um propriedade com 4,8 mil hectares em Mossoró, ele resolveu fazer uma oferta. Acabou se mudando para Mossoró, com a mulher grávida do segundo filho. “Sempre gostei de mexer com a terra”, confessou à revista Exame em 2020.

 

Atualmente, a Agrícola Formosa também produz mamão, banana maracujá e gado. Os animais tem no cardápio deliciosos furtas que foram descartados por imperfeições estéticas — uma pequena parte da média de um milhão de melões colhidos diariamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Afonso Bezerra - RN Atualizado às 01h55 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 34°

Qui 34°C 24°C
Sex 34°C 24°C
Sáb 34°C 23°C
Dom 34°C 23°C
Seg 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete