Quinta, 09 de Dezembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Afonso Bezerra - RN

Cidades EDUCAÇÃO

PRIMEIRA AFONSO BEZERRENSE COM SURDEZ REALIZARÁ O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM 2021

Primeira Mulher deficiente Auditiva Afonso-Bezerrense prestar o Exame

16/11/2021 às 11h03 Atualizada em 16/11/2021 às 12h02
Por: Hermerson Barbosa
Compartilhe:
PRIMEIRA AFONSO BEZERRENSE COM SURDEZ REALIZARÁ O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM 2021

O Site Notícias em Foco A.B mais uma vez procura trazer a público, realizações e conquistas de Afonso-Bezerrenses que para grande parte de nossa sociedade, são pessoas esquecidas colocadas de lado por não concordar com posições Políticas, Culturais, Sociais. Muitas das vezes por ter uma deficiência e achar que essa pessoa com uma deficiência, que seja elas física, mental etc... não tenham como contribuir com a sociedade. Nós do Site Notícias em Foco procuramos mostrar um lado diferente, mostrando que o nosso povo é nossa gente tem muito mais para contribuir do que muitos pensam. 

Nossa redação recebeu mais uma grande notícia de que, a jovem Afonso-Bezerrense Luciana da Silva Mendes será a Primeira Mulher deficiente Auditiva, a prestar o (Enem2021) Exame Nacional do Ensino Médio. Luciana é Aluna com Surdez e concluinte do ensino médio (2021), teve ótimo desempenho dentro da Escola Gildecina Bezerra, chegando a ficar em segundo lugar na (OBMEP) Olimpíada Brasileira de Matemática, a qual teve um ótimo desempenho na Escola Estadual Gildecina Bezerra, ficando em empatada com primeiro lugar na olimpíada com uma Aluna Ouvinte, a mesma não deixou que a falta de inclusão a impedisse de realizar seus sonhos, é vem em seus estudos seguindo adiante e fazendo tudo que é possível para concluir seus estudos. este ano a mesma devido a pandemia (COVID-19),  não foi acompanhada por Tradutor-Interprete de Libras, mas mesmo assim, não abandonou seus estudos e vai prestar o Enem 2021 com o auxílio de Tradutor-Intérprete de Libras, pois a mesma conhece seus direitos e sabe hoje que a Libras não é só uma linguagem Gesto-Visual, mas sabe também que seu Direito a um Tradutor-Interprete de Libras em eventos e exames, garantido por Lei.

"Luciana solicitou no momento da inscrição o atendimento para fazer o Exame com Tradutor-Interprete de Libras, e o pedido foi Deferido pois lhe é um direito garantido pela Lei de Libras 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05"

Luciana tem sido uma grande motivação para muitos que dizem não conseguir estudar pois tendo os desafios da vida ela mesmo não deixou para-la e vem mostrando com seus feitos que muitos devem correr atrás dos seus sonhos e nunca desistir e se conformar pois todos são capazes. A Ajuda do Interprete de Libras Profe: Marcelo Moura, para medição entre equipe e a Aluna Luciana da Silva Mendes. Luciana começou a Ir a UFERSA com o Intérprete de Libras, Marcelo Moura, e lá veio se apropriando de mais conhecimentos de sua L1(Libras) que é a Língua Materna da mesma, e teve ótimo desempenho na L2 (Língua Portuguesa).

Toda Equipe parabeniza a Aluna Luciana, Filha de Tampinha e Biliu e deseja boa sorte no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.  A Lei de Libras 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na área da educação.

 

Noticias em Foco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Afonso Bezerra - RN Atualizado às 03h18 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 37°

Sex 38°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 37°C 22°C
Seg 37°C 22°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete