Sábado, 16 de Outubro de 2021
28°

Poucas nuvens

Afonso Bezerra - RN

Cidades Pré-história

Pesquisa: Primeiras pegadas de dinossauros no RN foram identificadas na área rural do Assú

Os gigantes habitaram o estado há cerca de 120 milhões de anos

02/10/2021 às 10h22
Por: Hermerson Barbosa
Compartilhe:
Imagem reproduzida
Imagem reproduzida

Pesquisadores da Universidade Federal do RN (UFRN) e de outras instituições identificaram, pela primeira vez, vestígios de dinossauros na área que hoje corresponde ao espaço geográfico do estado do RN.

Os achados se referem a pegadas de duas espécies diferentes: um saurópode, com cerca de nove a doze metros de altura; e, um ornitópode, com cerca de oito metros de comprimento. Os gigantes habitaram o estado há cerca de 120 milhões de anos, no período cretáceo, e seus rastros foram encontrados na localidade rural de Fazenda Pingos, um icnosítio localizado na Formação Açu da Bacia Potiguar, próxima à cidade de Assú. De acordo com a notícia, as duas espécies identificadas pelos pesquisadores eram herbívoras, ou seja, se alimentavam apenas de folhas. Conforme informação publicada por intermédio da página virtual da UFRN, o processo de descoberta e identificação das pegadas dos dinossauros foi publicado em artigo (em inglês) veiculado na edição especial em homenagem a Diógenes de Almeida Campos do periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências, em 27 de setembro (veja AQUI).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ASSÚ - RN
Sobre o município Saiba todas as informações sobre sua cidade
Afonso Bezerra - RN Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

Dom 36°C 22°C
Seg 35°C 23°C
Ter 34°C 23°C
Qua 35°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete